Casa com PETS

O pet tem cheiros característicos e às vezes o olfato do dono já está tão acostumado que nem percebe mais, mas lembre-se, mesmo não aparentando, precisa ser feita a limpeza da casa com frequência.

Para quem mora em casa e tem um quintal, o problema é um pouco mais fácil de resolver. Já para quem não abre mão do dog em um apartamento, sofre um pouco mais. Tanto pelo odor e pelos deixados no ambiente, como por ver o pequeno espaço que o pet tem pra brincar. A limpeza da casa com maior frequência passa a ser mais do que opcional.

Fato é que o odor e pelos podem deixar você desconfortável a ponto de evitar trazer visitas, mas existem algumas boas maneiras de fazer a limpeza da casa e eliminar o odor e pelos por completo. Vamos descobrir?

Antes demais nada aqui vão algumas dicas em relação ao pet, tanto para quem o cria em apartamento, como para quem cria em casa com quintal.

Adestramento

Muitas pessoas acham que esse é um serviço apenas para os profissionais, mas não. Quando ainda novos (1-2 meses) e mesmo depois de velhos (2-3 anos) ainda são capazes de aprender.

Essa dica é essencial -principalmente- para quem tem um pet em apartamento.

Ensine-o a fazer suas necessidades no local certo. Isso evitará o trabalho de sair pelo apartamento/quintal da casa “caçando” as necessidades do animalzinho.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, como limitando um pequeno espaço inicialmente para que ele. Forre com um jornal ou algo da sua preferência, existem tapetes com esta finalidade. Com o espaço limitado fica mais fácil condicionar o seu pet a aprender o local correto para fazer as necessidades.

Quando tiver certeza de que ele aprendeu, vá aumentando gradativamente o espaço que o animal pode circular até que ele tenha o apartamento/quintal da casa por completo.

Desta forma, sempre que ele ver o tal jornal ele irá recordar da finalidade daquele local. Sempre que ele o fizer no local certo, recompense-o com carinho ou comida. No caso dele utilizar o local errado, leve-o sempre até o local certo, isso bastará para que ele entenda e com o tempo não repita.

Diga não a excesso de pelos

Essa dica não é só para quem tem o pet em apartamento, mas também para quem cria o animal no quintal de casa e gosta de deixá-lo entrar às vezes. O pet não vai precisar de muito tempo para deixar a “sua marca”.

Fato que alguns soltam mais pelos que outros, mas mesmo o pouco pode ser evitado. Por isso, mantenha sempre a tosa do pet em dia e escove-o sempre que puder.

Para quem possui animais em casa o aspirador de pó é um grande amigo e aliado. Isso porque ele pode retirar pelos de onde você nem possa imaginar que tenha. Então lembre-se de ter esse cuidado, principalmente se os moradores ou as visitas forem alérgicos.

Dê banho frequente

Às vezes pode parecer exagero dar banho uma vez na semana, isso porque tem pet que não gosta tanto quanto outros, mas para que a limpeza da casa seja eficiente e duradoura, é preciso que o animal esteja sempre limpo.

Leve-o a um petshop ou então dê um banho em casa, com o tempo você pega o jeito 😊

Higienize o cantinho do pet

Mesmo morando em apartamento, sempre vai ter um lugar onde ele passa mais tempo, o mesmo acontece para o quintal no caso de casas, o animal sempre tem seu canto favorito. Geralmente esse cantinho é onde está a casinha ou o colchãozinho dele.

Sempre que der banho, aproveite para limpar ou lavar o local que ele costuma deitar, já que uma vez tomado banho, o odor de antes prevalece nos objetos.

Também deixe-os expostos a banho de sol, pois desta forma, além de matar as bactérias presentes na casinha ou no colchãozinho, ainda remove grande parte do odor.

Limpe bem as vasilhas de água e ração. A umidade gera fungos, o que pode levar o pet a ter alguma complicação. Não esqueça também de lavar as cobertas e panos que seu animal utiliza por pelo menos uma vez na semana.

Perfume no ar

A forma mais fácil de retirar o odor característico, é espirrando um perfume apropriado em seu cachorro. Eles são encontrados facilmente em lojas de animais.

Além de um perfume para o pet, ainda dá pra complementar com o perfume no ambiente da casa/apartamento. Incensos, cheirinhos de água e perfumes, todos são válidos.

Agora que você aprendeu a, primeiramente, cuidar certinho do seu pet, vamos trazer as dicas para a limpeza da sua casa. Confira!

Vou fazer um breve resumo aqui sobre a limpeza da casa para quem tem pets:

  1. Eliminando odores do jeito certo
  2. Antes de limpar o chão
  3. Produtos inesperados
  4. Papel toalha
  5. Manter a limpeza
  6. Cerâmicas e azulejos
  7. Colchões, tapetes e sofás

1. Eliminando odores do jeito certo

Você sabia que o nariz do seu pet é muito sensível? Por esse motivo, quando limpamos superficialmente ou com produtos que não são próprios, o pet sempre vai sentir o cheiro da urina ou coco, o que vai conduzi-lo a sempre fazer no lugar errado.

Isto é, uma vez feito em lugar que não deve, o convencional produto de limpeza de casa não é o suficiente para limpar e tirar o cheiro das “urinas passadas”. Utilize o próprio eliminador de odores, o que fará com que seu pet perca a referência da última “urinada” dele.

2. Antes de limpar o chão

Se seu pet é acostumado a subir no sofá, cama ou poltronas, tenha um cuidado especial antes de limpar o chão. Não adianta limpar o chão e deixar que o cheiro característico do animal fique pairando pelos cômodos da casa, não é mesmo?

É melhor você já começar uma amizade sincera com o aspirador de pó, porque ele irá te livrar de várias situações chatas, inclusive deixar a roupa preta do seu convidado com pelos.

3. Produtos inesperados

Sal, bicarbonato de sódio, vinagre e sabão de coco (pedra ou detergente), vão além de utilidades para cozinha, esses produtos são grandes aliados na limpeza da casa. Você pode utilizá-los separadamente, alternando dia um, dia outro. Todos têm o poder de absorver odor e matar possíveis  fungos.

4. Papel toalha

O ideal é começar o processo da limpeza absorvendo o xixi com um papel higiênico ou papel toalha. Isso porque, o “grosso” será transferido para o papel, levando consigo grande parte do odor. Assim, o pano de chão ficará livre do forte cheiro.

5. Manter a limpeza

A limpeza não deve acontecer só por causa do xixi ou do coco. Ela deve ser constante, já que os pelos são facilmente espalhados e para garantir que se houver resquícios da urina passada, o pet voltará a fazer no local errado.

6. Cerâmicas e azulejos

Para retirar o odor desses locais, repita o processo do item 4 e após, despeje um pouco de vinagre e deixe agir por meia hora. Depois, enxágue o local. Não esqueça de jogar os papéis toalhas em uma lixeira externa para que o odor não fique perto ou pairando por sua casa.

7. Colchões, tapetes e sofás

No caso do seu pet fazer as necessidades em colchões, tapetes, sofás e afins separe em um recipiente água oxigenada, 4 colheres de bicarbonato de sódio, e 5 gotas de detergente. Coloque em um borrifador e misture chacoalhando. Cubra a mancha com o conteúdo e deixe agir por 15 minutos. Junto com a mancha, o odor terá ido embora. Passe um pano limpo e úmido.

Em resumo, quando você está bem informado não é tão difícil fazer a limpeza da casa e manter o ambiente limpinho e sem odor. Além das dicas aqui citadas, tenha consciência de que um lugar bem arejado e com focos de sol, ajuda a proteger o ambiente de possíveis germes e odores.

Vale lembrar que não basta ter uma casa limpinha e arejada, se o pet estiver sujinho. Lembre-se também de deixar o local separado dele fazer xixi e coco, longe de sua comida. Eles odeiam urinar perto das tigelas de alimento.

Para quem tem gatos, as dicas são as mesmas. Mas o fato possui uma peculiaridade: se sua caixinha de areia estiver com muito coco ou a vários dias, ele procurará outro local para fazer. Uma boa dica é colocar um pouco de sal antes de colocar areia na caixa para retirar o forte odor, assim, você previne que o gato defeque em locais errados.

Os melhores amigos do homem

Os animais são muito inteligentes, ao contrário do que muitos pensam. Eles vão fazer de tudo para chamar sua atenção. Se mesmo assim for ignorado, ele procurará outra forma de fazer o mesmo. Essa forma pode ser fazendo xixi no local errado, bem como destruir algo.

Separe um tempo para ele. Cães, principalmente, odeiam ser ignorados por seus melhores amigos.

Não se esqueça de que puni-los quando não acertam o local do xixi, pode, na verdade, afastá-los de você, o ideal é mostrar a forma correta repetidas vezes até que o pet aprenda.

Você sabia que no aplicativo Me Ajuda Limpeza você pode contratar profissionais para realizar a limpeza da casa e outras atividades como por exemplo alimentar e passear com o seu pet? As profissionais parceiras possuem habilidades extras como estas em seu perfil, Precisa de boas profissionais e que gostem de animais? Conheça o app Me Ajuda Limpeza, Clique aqui e baixe agora!!