Dicas indispensáveis para limpeza de escritório

Quando falamos de limpeza de escritório pode parecer mais simples do que a limpeza do lar, mas você já parou para pensar que um ambiente empresarial é muito mais delicado no momento da faxina? Você pode até pensar que é uma tarefa fácil, mas acredite, existem métodos que precisam ser seguidos para que a limpeza seja bem sucedida.

O <strong>escritório</strong> é um ambiente no qual passamos bastante tempo. Para o trabalho fluir bem é necessário um ambiente agradável, limpo e organizado, logo, entender o método eficiente e eficaz de limpeza é fundamental para evitar maiores problemas. Não se preocupe, nós do Me Ajuda Limpeza estamos aqui para te apresentar macetes incríveis!

Abaixo estão algumas dicas que são indispensáveis para a <strong>limpeza  de escritório</strong>. Se você colocá-las em prática, com certeza vai ficar feliz com o resultado.

Descartar o lixo do escritório

Um passo importante na hora de limpar um escritório é o descarte de lixo. Geralmente esses ambientes são repletos de papéis, seja nas gavetas ou em cima das mesas.

Por isso, antes de você começar a organização e a limpeza propriamente dita, jogue fora todo lixo acumulado. Tenha um saco de lixo por perto, pois com certeza você vai ter muita coisa pra descartar.

Como uma grande parte das pessoas passa horas do dia no escritório é possível encontrar alguns sobras e embalagens de lanches. Lembre-se de separar os lixos de maneira correta, não misture lixo orgânico com descartável, assim será possível colaborar para a reciclagem de toda a papelada.

Dentro desse processo de descarte do lixo, você pode ir organizando os itens e papéis que não podem ser descartados, assim, já pode ir agrupando e organizando tudo em seus devidos lugares.

Vá para as cortinas e tapetes

Toda <strong>limpeza  de escritório</strong> possui algum tapete, cortinas ou até carpete também. Apesar de esses itens serem comuns, é necessário ter um cuidado todo especial na hora de limpar.

Infelizmente esses ambientes não são limpos todos os dias, e em alguns casos existe uma grande circulação de pessoas, por isso esses objetos acabam acumulando muito pó e sujeiras.

Logo, no momento da faxina é recomendado a utilização de luvas e uma máscara no rosto, assim não corre o perigo de desenvolver uma alergia.

Existem produtos de limpeza próprios para cortinas e tapetes. Verifique qual o tipo de cortina e tapete que tem neste ambiente e aplique o produto correto. Estes itens são sensíveis a alguns produtos, portanto, é preciso ter um cuidado especial.

Uso de água e sabão

Na maioria das vezes em uma <strong>limpeza  de escritório</strong>, tem pessoas transitando no local, além de dificultar um pouco a faxina é preciso se atentar para sinalização para evitar possíveis acidentes.

Toda limpeza inclui o uso da água e do sabão para que seja completa. Quando for usar esses itens, todo cuidado é pouco, afinal você não quer ser responsável pelo acidente de alguém e até mesmo o seu.

Se possível isole a área que for limpar para que ninguém fique transitando. Mas se não tiver essa opção, então sempre identifique os locais com placas. Use o sabão, mas com moderação, de maneira que limpe mas que não deixe o piso escorregadio.

As escadas precisam de um cuidado ainda maior, inclusive para quem estiver realizando a limpeza. É essencial a utilização de luvas e botas antiderrapante para que não aconteça nenhum para poupar maiores transtornos.

Limpeza de equipamentos eletrônicos

Essa pode ser considerada uma das fases de limpeza mais difíceis, pois esses equipamentos são sensíveis e acumuladores de bactérias e poeira.

Às vezes será necessário abrir uma impressora para limpar por dentro, por causa da quantidade de sujeira, todo cuidado é pouco. Tenha muita atenção quando for limpar, principalmente no contato da água com os aparelhos, assim você evita que ele seja danificado.

Existem equipamentos que só podem ser limpos com um produto especial, portanto verifique qual o produto ideal para qualquer tipo de equipamento. Caso haja alguma dica, converse com o pessoal do TI. Eles poderão orientá-la sobre algumas funções.

É muito comum usar álcool para limpar equipamentos, mas nem sempre ele é o ideal, pois pode manchar ou danificar os equipamentos. Existem peças que são muito sensíveis, logo não se pode aplicar nenhum tipo de álcool. Esteja atento a esses fatores.

É recomendado que os equipamentos sejam limpos pelo menos uma vez durante a semana. Por serem equipamentos frágeis  e com alto acúmulo de sujeira, quanto mais se limpar, mais fácil e rápida será a limpeza.

Lembre-se, em hipótese alguma, utilize água para limpar equipamentos eletrônicos. No máximo um pano úmido, mas sem muito acúmulo de água. Isso pode ser fatal. E por fim, sempre, sempre retire os aparelhos da tomada antes de iniciar a faxina.

Atenção aos produtos de limpeza

Alguns produtos de limpeza são muito fortes e podem provocar alergias, portanto, é muito importante a utilização de luvas e máscaras, para evitar qualquer contato direto com o produto.

Geralmente as empresas possuem uma infinidade de produtos. Conheça cada um deles e sua finalidade para que não aconteça de usar o produto no lugar errado.

Conhecer o produto não apenas significa saber para que ele serve, mas também a quantidade ideal para se usar em ambientes específicos. Já aconteceu com você de algum objeto sofrer danos por causa da alta quantidade de produto aplicado nele? Lembre-se, nas embalagens de cada produto existe o Modo de Uso e a quantidade ideal para cada objeto. Leia e evite problemas futuros.

Outro detalhe importante, na maioria das vezes vão ter pessoas no escritório no momento da limpeza. Procure usar produtos mais neutros para que não afete as outras pessoas que entrarão em contato com o odor.

Conheça seus limites

Talvez você tenha ficado confuso com este item, mas ele é de extrema importância. Existem pontos na empresa que só devem ser limpos por um profissional altamente capacitado, como por exemplo, os vidros externos.

Os escritórios atuais geralmente possuem muitos vidros, e boa parte deles ficam em andares altos. Por isso, não se coloque em risco tentando limpar os vidros, contrate profissionais que já são habituadas a realizar esse tipo de limpeza e garanta que ele utilize todos os equipamentos de segurança necessários no momento da limpeza.

Atenção aos equipamentos de limpeza

Limpar escritório em horário comercial pode ser um problema para usar alguns equipamentos de limpeza, como por exemplo o aspirador de pó.

Não use equipamentos barulhentos, isso atrapalha o trabalho das outras pessoas e pode causar uma má impressão em algum cliente que está visitando o escritório.

O ideal é usar esses equipamentos ou antes ou após o expediente. Assim evitará qualquer desconforto para as pessoas próximas, caso não seja possível o ideal é utilizar o bom e velho espanador e vassoura.

Quer mais praticidade e segurança? As profissionais do Me Ajuda recebem instruções e dicas no treinamento para a limpeza de ambientes comerciais. Para contratar Clique aqui, é simples, rápido e seguro!

Retirando manchas

Alguns detalhes causam muito estresse ao se limpar um escritório, um deles são as manchas. Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para obter êxito e evitar estresse.

Para limpar mancha de caneta, por exemplo, você pode passar um pano úmido com um pouco de álcool assim que a mancha ocorrer. Em seguida passe um pano seco por cima.

Para remover cola você precisará de um pouco de diluente ou solvente aplicada em um pano. Este produto não é indicado para passar em madeira, mas caso contrário pode usar sem problemas. Depois disso é só passar um pano seco.

Para limpar sofás é preciso um pano úmido com um pouco de detergente neutro. Após esse processo passe um pano úmido e depois um seco, assim a limpeza do sofá será eficaz. Não passe nenhum produto que tenha cheiro, isso pode danificar o material do sofá.

Para limpar o chão, existem algumas técnicas. O chão de um escritório não deve ser limpo com os mesmos produtos que limpamos nossa casa, geralmente em casa colocamos produtos com cheiro, para deixar um aroma gostoso no ar. Mas lembre que em um ambiente comercial o cheiro que é agradável para você pode não ser agradável para os outros, levando em consideração também que é um ambiente público e algumas pessoas podem ter alergia a produtos de limpeza.

A limpeza desses locais deve ser feita apenas utilizando um pano com água ou em casos mais extremos utilize detergente neutro. Outro fator para não se usar produtos de limpeza em pisos, diz respeito a manchas. Existem produtos que ao invés de limpar podem manchar ou desgastar o piso.

O mesmo se aplicada para móveis de madeira. Todo cuidado é essencial para ser ter uma limpeza bem sucedida.

Limpe com frequência

O escritório é um ambiente que possui muita movimentação durante o dia, por isso, deve-se limpar com frequência. Se demorar a limpar, pode-se acumular muita sujeira e bactérias e depois a limpeza ficará mais difícil.

A produtividade dos funcionários de um escritório é influenciada pelo ambiente. Quanto mais limpo o escritório for, mais as pessoas se sentirão confortáveis em trabalhar. Isso aumenta o bem-estar pessoal, afinal, um ambiente limpo e organizada gera qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Quando limpo de maneira regular, a limpeza é mais rápida pois não tem acúmulo de sujeira. Mas se a limpeza demora a acontecer, fica um pouco mais complicado.

Essas foram algumas orientações para você que limpa escritório e para aqueles que ainda vão começar. Coloque em prática e seu trabalho ficará mais fácil de realizar.

Essas dicas podem parecer simples, mas sem dúvida fazem toda a diferença no seu ambiente de trabalho. Garanta a melhoria do seu ambiente de trabalho, isso trará mais agilidade, conforto e praticidade.

E você sabe, né? Sempre que precisar o App Me Ajuda Limpeza vai te trazer uma variedade incrível de profissionais para limpar seu <strong>escritório</strong> ou sua casa! Clique aqui e confira agora!