Como tirar mancha de vinho

Aposto que você não sabe o que fazer com aquela mancha de vinho que está no seu sofá. Mas não se preocupe, saiba a seguir como se livre dela.

É muito bom ter a casa cheia de amigos e familiares, sejam festas marcadas por datas especiais como a páscoa, natal e ano novo ou encontros casuais aos finais de semana.

Casa cheia e reunir as pessoas que gostamos é maravilhoso, mas já parou para pensar nos possíveis acidentes com os seus móveis ou decorações, como por exemplo uma mancha de vinho no seu sofá? Não deixe imprevistos como este estragar sua noite, a gente te ajuda! Tirar mancha de vinho é tão difícil assim? Como tirar uma mancha de vinho? Veja a seguir.

Não importa quão cuidadoso você seja ao abrir uma garrafa de vinho pode manchar algo como o sofá e o tapete, assim como a sua camisa ou toalha de mesa, imprevistos acontecem. São realmente inconvenientes, mas atenção, quanto mais tempo você demorar para tirar a mancha de vinho, mais difícil será.

Muito cuidado para não agir com agonia, pois tentar retirar este tipo de mancha do jeito errado pode ser muito danoso. Acompanhe as dicas abaixo e garanta que tudo ocorra bem quando acontecer!

Chega de preocupações. É muito mais fácil do que você imagina tirar manchas de vinho do sofá ou tapete. Separamos dicas incríveis para você. Confira as duas categorias cruciais que criamos para você começar a aprender como tirar mancha de vinho:

  • Identificar a mancha
  • Saber o que não fazer
  • Como retirar a mancha de vinho

Vamos lá? 😊

Identificar
a mancha de vinho

É claro que enquanto a festa rola você não vai ficar de babá dos seus convidados, mas assim que perceber o ocorrido, aja rapidamente.

Pegue papel toalha e cubra o conteúdo derramado, de forma que absorva o excesso.

Comprar uma capa para o sofá é uma opção, mas para muitos ela pode ser desconfortável e delegante. Você pode pensar na possibilidade de usá-las apenas durante eventos e assim evitar alguns sufocos.

O que não fazer

Primeiro passo é não se desesperar e não agir por impulso. Parece ser fácil dizer, mas o desespero pode levar a pessoa a passar produtos inadequados ou aplicar técnicas errôneas. Sempre leia o rótulo dos produtos e veja onde podem ser aplicados antes de fazer algo e se eles são eficientes em situações como esta.

Como falamos anteriormente, não cometa o erro de achar que água quente ajudará a tirar a mancha de vinho, muito pelo contrário, a ação da água quente é de espalhar e fixar em estofados, dificultando a retirada.

Água quente é muito eficiente para soltar sujeira dos pratos e panelas, até mesmo de azulejos, mas não é eficiente para tirar mancha de vinho, para a última você vai precisar de um cuidado especial.

Como retirar a mancha de vinho

Água e limão com sal e sabão

A mistura deve agir por 40/45
minutos. Cubra a mancha inteira com todos os ingredientes misturados. Não
economize ao colocar a mistura sobre a mancha. O limão é ácido e por isso seu
efeito será de dissolver a mancha, enquanto o sal age de absorvente do líquido.
Para o sofá de couro utilize vinagre com água gelada.

Mas espera aí! Antes de começar a tentar esse procedimento saiba de qual material seu sofá é feito! Às vezes esse tipo de solução pode piorar ainda mais a sua situação. Por isso vale à pena ficar de olhos bem abertos!

Sabão concentrado

O Vanish possui uma ação super concentrada, por isso age retirando a mancha até em poucos minutos. Que beleza, não é mesmo? De acordo com o tamanho da mancha, misture um pouco do vanish junto com um pouco de água.

Deixe agir por 10/20 minutos. Ou então acompanhe a ação e quando perceber que parece bom, retire com um pano úmido. Você pode repetir a ação ou então prosseguir com o enxágue e logo após a secagem.

Para caso de mancha seca, é aconselhável a deixar por muito mais tempo, girando em torno de 3/4 horas.

Além do vanish, você pode estar utilizando quando outra marca de sua preferência para a tirar a mancha de vinho. Mas lembre-se, ele precisa ser concentrado.

Tirar mancha de vinho de qualquer superfície vai exigir um pouco de produtos de qualidade. Então procure usar produtos como:

  1. Vanish Oxi Action
  2. Vanish Gel
  3. Vanish White (se o seu sofá for branco) 

Caneta Milagrosa – A caneta milagrosa virou a queridinha das pessoas que fazem festas com grande frequência. O produto é importado da China e promete tirar a mancha de vinho. Você só vai precisar pressioná-la contra a mancha para que o líquido saia e aja como deve agir.

Como tirar mancha de vinho estando seca

A dica nesse caso é preciosa, mas pode ser que não seja 100% eficaz. Para tentar salvar seu móvel, toalha ou camisa, utilize alvejantes sem base de cloro. Além de ser menos agressivo, seu efeito não desbota tecidos coloridos e nem amarela tecidos brancos.

Em contrapartida, é importante lembrar que cada vinho tem sua composição, isto é, cada líquido reage de forma diferente quando entra em contato com o tecido, logo, alguns serão mais fáceis de retirar, podendo sair apenas com água e sabão, enquanto outros precisarão do alvejante sem cloro, vinagre e em alguns casos água sanitária.

Cuidados com os produtos

Exceto o vinagre, é bom manter o cuidado com os produtos. Lembre-se: não deixe o desespero tomar conta, não encharque o estofado com o vinagre, você pode iniciar fazendo um pequeno teste de “toque” enquanto os papéis toalhas absorvem o excesso do vinho.

E se nada funcionar?

O conselho é que você procure um profissional. As dicas aqui sugeridas não são comprovadas cientificamente, o que pode fazer com que não funcione para um tipo de estofado, ou simplesmente por que a composição do vinho não deixou o químico do produto agir.

Nós do Me Ajuda Limpeza temos uma seleção das melhores profissionais de limpeza que podem auxiliar neste momento. Em casos mais graves indicamos a contratação de uma empresa especializada em estofados. Baixe nosso aplicativo na Google Play ou na Apple Store, para contratar é simples, rápido e seguro.

Tira mancha de vinho é apenas um dos ítens que existe dentro da sua casa e que pode manchar seu móvel. Isso porque, coisas que fazem parte do dia-a-dia como esmaltes, bem como óleo/gordura, caneta e por aí vai…

Por esse motivo separamos algumas outras dicas que vão ser úteis sobre manchas terríveis. Confira a seguir!

Conteúdo bônus, muito mais do que como tirar mancha de vinho

Esmaltes

Além de ser utilizado como removedor para esmaltes das unhas, a acetona é um grande aliado para a remoção do esmalte nos móveis e estofados. Antes de sair espalhando acetona por todo lugar, pegue um papel toalha para absorver o líquido.

É importante lembrar que esse processo não deve ser esfregando, o ideal é que você coloque o papel em cima do esmalte derramado e dê leves apertadas. Desta maneira o produto não irá se espalhar mais ainda no móvel.

Após esse processo, aplique a acetona apenas na área afetada. Pegue um algodão ou um paninho e vá dando batidinhas. Quando o pano/algodão estiver muito sujo, pegue outro, ou você poderá comprometer mais ainda a situação.

Após perceber que grande parte do esmalte foi removido, você pode lavar o local normalmente com uma buchinha e sabão. Por fim é só enxaguar e deixar secar sem expor ao sol. O processo serve não só para o estofado do sofá, como para a retirada de mancha da capa do sofá ou bancadas.

Canetas

Para retirar manchas de caneta separe uma bacia com vinagre e álcool e pressione sobre o risco de caneta esfregando com auxílio de uma esponja. Se mesmo assim a mancha não sair, passe detergente em uma buchinha e esfregue cuidadosamente. Você pode repetir o processo no máximo 3 vezes.

Gordura

Para manchas de gordura misture em uma pequena quantidade de água sabão neutro e passe com uma esponja no local afetado. Deixe agir por pelo menos 30 minutos e retire com pano. Repita a aplicação. Após, passe um pano seco.

O batom também possui gordura e podem ser retirado com detergente neutro. Lembre-se de também não jogar água quente nestes casos.

Seja para tirar mancha de vinho ou para fazer uma boa faxina lembre-se que contratar profissionais qualificadas no aplicativo Me Ajuda Limpeza é simples rápido e seguro. Baixe agora e confira.